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14 ideias de conteúdo matador para músicos conseguir mais fãs

A princípio como músico moderno, você viu o papel crucial que o marketing de mídia social desempenha em conseguir mais fãs para sua música . Mas descobrir que tipo de conteúdo compartilhar pode ser confuso, especialmente se você ainda não está conseguindo tanto envolvimento quanto gostaria.

Então Tudo se resume a encontrar o equilíbrio certo para o público específico que você está tentando construir. Não há ciência exata para isso, mas é seguro dizer que para cada postagem autopromocional que você publicar, você deve ter muito mais postagens de construção de marca.

Essas postagens podem assumir uma variedade de formas, mas o ponto comum é que elas fazem as pessoas prestarem atenção, se interessarem, confiarem em você e se envolverem com você .

Nesse sentido por que fazer todo esse esforço? Porque, se você não dedicar tempo e trabalhar para construir um relacionamento real com seus seguidores, não pode esperar que eles ajam quando virem que você promove algo .

Aqui estão 14 ideias de conteúdo fáceis para conseguir mais fãs para sua música por meio da mídia social.

1. Postagens temáticas

Sobretudo é mais fácil para o seu conteúdo ser descoberto por novos fãs em potencial quando você aproveita os temas que já possuem hashtags populares associadas a eles. Então comece a preencher os canais de mídia social de sua banda com postagens relevantes para hashtags comumente pesquisadas como #RockAutoral, #BandasDeRock, #RockBrasil e #DivulgarMinhaBanda. Saiba mais sobre os Segredos das redes sociais por valor que cabe no seu bolso.

Bem como experimente vários temas diferentes e preste atenção àqueles que fazem o melhor trabalho para atrair novos seguidores e ressoar com seus fãs existentes.

2. Postagens educacionais e instigantes

Existem muitas maneiras de abordar isso, mas o principal é que você está compartilhando postagens de alta qualidade que são uma combinação de interessantes, úteis, educacionais, valiosas, úteis, relevantes e instigantes para o público que deseja atrair .

Por exemplo, se um grande aspecto de sua marca envolve se apresentar como um aliado LGBTQ, você pode compartilhar um artigo perspicaz sobre o progresso recente do movimento.

3. Postagens de retrocesso

Em outras palavras compartilhe conteúdo que forneça informações sobre quem você é e de onde vem, você pode fazer os fãs rirem com uma foto engraçada de bebê que mostra sua personalidade desde pequeno, ou você pode postar uma foto #TBT sua em Roma e se relacionar com os fãs sobre sua paixão por viagens.

Todavia seja o que for, dê às pessoas uma maneira de se conectar com você em um nível pessoal, o que é tão importante quanto sua música quando se trata de ganhar verdadeiros fãs.

4. Postagens dos bastidores

Além disso as pessoas adoram ver o que as bandas fazem quando não estão no palco, compartilhe fotos, vídeos e histórias dos bastidores que ilustram sua vida como músico.

Então Se você estiver viajando, considere criar um diário de viagem na forma de um blog ou vlog ou se você estiver em uma sessão de redação ou no estúdio, compartilhe fotos e clipes curtos em sua história do Instagram.

5. Vídeos curtos do Facebook

A princípio você sabia que as pessoas assistem a incríveis 100 milhões de horas de vídeo no Facebook todos os dias? Então se você ainda não envia vídeos regularmente para a página de sua banda no Facebook, está perdendo uma maneira realmente eficaz de conseguir mais fãs para sua música.

A chave é mantê-lo curto, mas interessante. Na próxima vez que você quiser anunciar um novo single, álbum, turnê, evento de transmissão ao vivo ou grande apresentação, prepare um vídeo simples de um ou dois minutos e poste-o diretamente no Facebook.

6. Vídeos TikTok

Sobretudo até agora, falamos sobre como conseguir fãs para sua música usando as plataformas que a maioria das bandas já acessa todos os dias, como Instagram e Facebook. Mas com mais de 800 milhões de usuários ativos por mês e música alimentando a grande maioria do conteúdo, o TikTok pode desempenhar um papel fundamental em sua estratégia de marketing de mídia social.

O aplicativo é conhecido por ser muito popular entre os membros da Geração Z, mas já estamos vendo dados demográficos mais antigos começarem a adotá-lo também e um ótimo lugar para compartilhar vídeos rápidos que são engraçados, autênticos ou vulneráveis ​​de alguma forma.

Ou seja graças ao seu algoritmo, formato e relativa novidade no cenário da mídia social, você terá uma chance melhor de alcançar um novo público organicamente aqui do que em muitas outras plataformas. 

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7. Postagens de inspiração e motivação

Contudo se você está perplexo em como preencher algumas lacunas em seu calendário de mídia social, você realmente não pode errar em compartilhar uma citação inspiradora ou motivacional. Assim também eles sempre têm um bom desempenho e são muito compartilháveis, o que chamará mais atenção para seus canais de mídia social.

8. Postagens interativas

Qualquer coisa que incentive o envolvimento e facilite uma conversa bidirecional pode ajudá-lo a conquistar novos fãs para sua banda. Existem dezenas de postagens interativas que você pode experimentar, mas algumas das mais eficazes incluem enquetes, concursos, brindes, perguntas, postagens para preencher as lacunas e fotos “legendadas”.

Eles não são apenas divertidos para seus fãs, mas você também está construindo sua marca no processo! Você pode até usar esses tipos de postagens para obter informações valiosas, como uma enquete para descobrir que tipo de mercadoria de banda seus fãs mais obstinados ficariam mais ansiosos para comprar.

9. Postagens engraçadas

Com que frequência você se pega rolar pelos feeds de mídia social simplesmente para encontrar algo que o faça rir ou iluminar o seu dia? Se as pessoas que gostam de sua música também associam sua banda a sentimentos positivos, você pode apostar que os transformará em fãs. Compartilhe uma foto engraçada de uma banda, um meme, um comentário espirituoso sobre um tópico de tendência ou um artigo que você achou histérico e deseja compartilhar.

No entanto, tome cuidado para não saturar demais seu feed com esses tipos de postagens. Há uma linha tênue entre colocá-los com bom gosto de vez em quando e colocá-los incessantemente para chamar a atenção.

10. Postagens de apoio

Não é incrível quando os músicos se apoiam? Mostre amor aos seus amigos de outras bandas e compartilhe postagens deles que você acha que seus fãs se importariam. Provavelmente, seus amigos músicos retribuirão o favor e dirão aos fãs para dar uma olhada em você também.

11. Concertos online

Se você está se perguntando como conseguir mais fãs em outras cidades quando não está em posição de sair em turnê, shows online podem ser a resposta, Há muitas maneiras de fazer isso, desde uma transmissão ao vivo gratuita no Facebook ou Instagram até um evento com ingressos no Stageit ou Crowdcast. Você pode mantê-lo em um set apertado de 20 minutos ou tomar seu tempo conversando com o público entre as músicas. Depende totalmente de você!

Leia nosso guia completo de transmissão ao vivo para músicos para aprender algumas das práticas recomendadas mais importantes e descobrir qual plataforma é a melhor para suas necessidades.

12. Perguntas e respostas ao vivo

Só porque você é um músico, não significa que você precisa tocar música durante todas as transmissões ao vivo, entre em um Instagram Live casual para responder às perguntas dos fãs que você coletou com antecedência, conforme elas chegam através da seção de comentários, ou ambos.

Se você não gosta de se colocar na frente das câmeras o tempo todo, tudo bem, faça uma chamada para perguntas em sua história do Instagram e responda em forma de texto, ou você pode facilmente traduzir este conceito para um Q&A do Twitter em tempo real, se você tiver seguidores engajados lá.

13. Repostagens de fãs

Desse modo o conteúdo gerado pelo usuário é a tacada perfeita: é fácil (outra pessoa já o criou), faz com que seus fãs se sintam vistos, amados e apreciados, e isso naturalmente os incentiva a se gabar para seus amigos de que um artista que eles amam publicou novamente seu conteúdo (olá, promoção boca a boca!).

Antes de mais nada peça, aos seus fãs para marcar você em fotos deles usando seus produtos, clipes de seu show ao vivo ou até mesmo pequenos vídeos divertidos deles tocando seu novo single.

14. Postagens promocionais

Então você pode fazer suas postagens promocionais parecerem tão autênticas e genuínas quanto o resto do seu conteúdo de mídia social – está tudo na entrega! Certifique-se de que essas postagens ainda estejam na sua voz e incluam um visual atraente.

Experimente diferentes abordagens para que seu feed não fique repetitivo. Por exemplo, se você está tentando divulgar seu novo EP, suas postagens podem ser assim:

  • Um anúncio direto com uma frase de chamariz clara
  • Uma citação positiva para a imprensa sobre o EP
  • Um teaser de sua música mais forte
  • Uma curiosidade divertida sobre como ou onde foi gravado

Você não saberá o que ressoa com seus fãs até que você experimente!

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